Sendo o cliente o maior responsável pela existencia de uma empresa, há duas coisas que neste âmbito não se podem esquecer ou mesmo evitar: direitos e deveres.
No começo do movimento comercial,
desde as permutas e trocas até os dias atuais por meios eletronicos
ou pessoais, o cliente vem ate a empresa para conhecer e ter a
impressao que pode significar sua fidelização ou sua repulsa ao
serviço oferecido.
Seja na compra de um produto, próprio
ou terceirizado, ou a prestacao de um serviço, o cliente busca a
realizacao de uma necessidade que lhe é urgente. Transporte,
eletro-eletronicos, vestuário, software, alimentação, entre
outros, são os formadores de opiniao a respeito da qualidade e da
prontidão com que esses serviços são prestados.
Há momentos em que a prestacao deste
serviço pode ser prejudicado, seja por mau tempo, por impropria
gerencia, por fatores que fogem do controle e que se tornam vilões
de uma administracao que pode não estar devidamente preparada para
todos os pormenores que podem acontecer em momentos incertos da
empresa.
Nesse ponto, a fidelizacao do cliente
acontece se de uma forma inteligente, esse fato lastimável se torna
uma demonstracao plausivel de como ele acontecendo o gestor pensa a
frente e numa atitude mais profissional motiva o cliente a
experienciar outros pontos positivos de sua empresa.
A proatividade pode salvar um
inconveniente, o cliente pode entender isso como uma atitude
favorável, mas espera que isso não torne a acontecer.
Por isso, a gerencia correta de todos
os fatores que circundam o ambiente da empresa devem ser pensados
afim de que imprevistos sejam o minimo recorrentes e que a satisfação
do cliente esteja sempre a vista. Afinal, ele é a razão de uma
empresa existir.
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