1 INTRODUÇÃO
O limite de nossas capacidades esta apenas dentro de cada um de nós, ou nos determinamos incapazes tendo como base nas experiências frustradas de nossos concorrentes? Nós, seres humanos, somos capazes de reinventar coisas, de criar novas alternativas, de mostrar novos métodos. Por que não poderíamos crescer enquanto corporações e empresas?
Seriamos tão impotentes a ponto de não conseguirmos vencer este obscuro espaço onde visualizamos que crescer exige mais do que pontos balizadores das nossas metas e expectativas quanto ao empreendimento que desenvolvemos? Precisamos ter a capacidade de visualizar os pontos estratégicos que nos conduzem a nossa conquista. Isso passa pela nossa qualificação profissional e pessoal, adaptação mercadológica e presença não apenas figurativa no que estamos por nos envolver.
O crescimento é eminente quando se pensa na qualidade de serviços prestados e, no que tange nossa visão de mercado, podemos definir como estratégia a nossa visão do que é o ponto crucial de envolvimento conjunto de produto e consumo na esfera onde pensamos a empresa, de onde ela deva iniciar desenvolver e diversificar suas atividades.
Mas não podemos estar tão certos desta capacidade sem podermos ao menos identificar nossas verdadeiras ambições enquanto empreendedores. Toda idéia é fruto de muito pensar, suar e cooperar entre mente e corpo na busca de um equilíbrio para as partes. A coisa só pode dar certo se for estruturada em idéias que não se prendam no presente, mas que tenham o poder de evoluir com a estrutura de mercado que nos cerca.
O crescimento é inevitável quando pensamos que o que esta em jogo não apenas nossa presença no mercado, mas nossa resposta aos desejos de nossos clientes em relação aos nossos produtos.
Numa situação destas, estar apostos para a mudança é crucial para melhor desempenhar as tarefas necessárias para tal aprimoramento organizacional. Preparação para a mudança é o quesito que precisamos aprender a desenvolver a fim de termos desenvoltura necessária para assimilar o que pode aparecer em conseqüência de fatores ou mesmo decisões precipitadas frente a uma nova atitude pessoal.
Estamos certos que o mercado é uma “faca de dois gumes”. Primeiro por nos mostrar que nada que possa demonstrar nossas próprias vontades é de fato o que o consumidor queira para suprir suas vontades. Segundo porque não podemos nos limitar a querer que nossas necessidades sejam minimizadas pelo surgimento de um produto que venha a ser o supra-sumo no mercado.
Com a característica própria de quem busca o crescimento, o visionário percebe suas necessidades de adequação, seu interesse por melhorar o embasamento de seus interesses e os intensifica ao colocar as idéias populares a seu favor.
Uma análise mercadológica pode nos mostrar que uma estratégia bem estruturada pode ser comparada ao cavalo selado para o jóquei. A harmonia deste com a sua montaria somente se comprova ao percorrer o percurso sem deslizes maiores que os já previstos pela precisão de sua simbiose com o animal. O bom empreendedor sabe como selar sua estratégia tendo em vista o mercado que lhe espera. Crescer, então, já não é mais um desafio, mas sim uma perspectiva para o futuro.
2 DESENVOLVIMENTO
Vindo de um contexto histórico de tradição entre os fazendeiros da região, os proprietários da Fazenda São Pedro se viram em uma nova situação ao perceberem que a diversidade era o seu forte. Mas nem sempre este prospecto traduz o que todo o grupo administrativo pensa. Quando pensamos em qualidade administrativa, devemos pesar o que cada pessoa, administrador graduado ou não traz de experiências e o que elas podem agregar ao fator que se fala no momento em que se planeja o crescimento e suas formas na estrutura da empresa.
Estamos tão certos de que não existe uma única escola de administração, da mesma forma que não podemos conceber uma filosofia puramente Socrática. Todos os modos de pensar estão envolvidos em meios que nos conduzem a diversos caminhos por onde podemos conduzir nossas idéias e construir nossas próprias intenções e teorias acerca da melhor forma de administrarmos nossos negócios e empreendimentos.
Podemos visualizar isto mais claramente ao analisarmos o texto que serve como referencia para nosso estudo. Um dos filhos do Sr. Oswaldo decide por estudar em uma escola de administração da região onde se criou e vive, enquanto o mais novo via para um grande centro, onde encontrará novos e valiosos desafios por onde vai construir de modo muito diferente o seu tino administrativo.
2.1 ATITUDE DEMONSTRATIVA DE ESTUDO
Percebendo as necessidades de cada estilo administrativo, os irmãos começaram a apresentar os planos de ação que julgavam importantes para que houvesse uma melhora tanto na imagem como um avanço no reconhecimento de mercado.
A criação de uma marca forte, a inovação de um novo produto, com um público diversificado na visão de um dos filhos mostra a grande oportunidade que se abre para um mercado tradicional, regido pela abertura de um novo nicho: O mercado de sucos.
Com a visão de mercado que se pode criar a partir de uma experiência pautada no conhecimento empresarial adquirido pelos dois irmãos, podemos imaginar o grande potencial a ser explorado por todos os lados da fazenda. Aqui podemos pensar em ampliação de mercado, de produtividade, de área plantada, de plantas industriais, de capital humano e atualização tecnológica.
Contudo, visualizando que o vertiginoso sucesso dos sucos da Fazenda São Pedro ameaça o sucesso na apresentação das marcas de players como Del Valle, Ades ou Coca-Cola, a intenção mais evidente de uma destas gigantes seria engolir o sucesso da regional e tradicional Fazenda São Pedro.
O interesse de lucro rápido com a venda da Fazenda parece ser uma tentação que com ousadia foi derrubado. Um empecilho? Talvez. Querer vender a fazenda para a empresa concorrente pode parecer algo precipitado e sem uma analise de capacidade da fazenda, mesmo sabendo que seu concorrente busca a sua hegemonia no mercado, a qualidade de mercado, a apreciação da marca pelos consumidores não é nada perto do que uma oferta de compra poderia comparar como sendo essencial.
João, José, Seu Osvaldo e os demais diretores da Fazenda São Pedro sabem da necessidade de expansão do negocio para que a lucratividade não seja afetada. Tendo em poder técnicas que possibilitam a interrogação e a Implementação de novas técnicas aprendidas nas respectivas escolas de administração, os filhos propõem táticas que podem elevar ainda mais o prestigio da marca e da empresa.
3 A SUGESTAO DE JOSE
Para apresentar nosso ponto de vista quanto ao pensamento de José, faz-se mister que possamos entender que é natural para o ser humano ficar perto do que lhe é querido. Que filho gosta de ficar longe de seus pais? Da mesma forma, não pode uma empresa abandonar seu lugar de origem para que se desenvolva e se estruture em outro lugar, deixando de lado o lugar que lhe deu asas.
José propõe que se permaneça onde a fazenda começou seu sucesso com a era Getulio – mesmo sem mencionar o fato. Querer que a empresa cresça com um investimento em maquinas e tecnologia é uma ótima pedida percebendo os tempos atuais onde vemos a economia a espera por uma reação global. Pensando assim, Jose visa não só a sustentabilidade, mas principalmente a manutenção em longo prazo da marca no mercado onde ela encontra seus principais consumidores e investidores.
4 A SUGESTAO DE JOAO
Não podemos definir por outra forma senão como audaciosa a visão altamente empreendedora de João. A aventura já corre nas veias dos empreendedores e, como se não bastasse a visão de mercado, querer abrir os olhos para um grande mercado, com um modo inovador – embora nostálgico por remeter aos antigos entregadores de leite – buscar um novo nicho de mercado é uma alternativa lucrativa por mostrar novo conceito para consumo de sucos prontos para beber.
Verificamos também o preparo de João para motivar a ampliação do negocio para alem do berço materno, com uma estratégia de marketing mais apurada e elaborada com princípios lógicos.
Perceber as oportunidades faz com que o empreendedor seja entendido como um sonhador, sem perceber no momento que se identifica esta qualidade que, ao passo que o sucesso se torna eminente, o sonho não mais é algo surreal, ou mesmo impossível de se alcançar.
Estas características provam a técnica de João como sendo a melhor alternativa para o momento que a Fazenda vive. Mostra que seus diretores têm como confiar no caminho a ser percorrido sem o medo de que esta estrada se perca no final do horizonte.
Mas, há pontos onde podemos ver que João pensa de forma a perder mercado. Mudar embalagem marca ou mesmo inovar demais pode trazer prejuízos para a empresa que vai perder mercado porque seu consumidor não quererá mais o produto, que apesar de ser o mesmo, vai estar com outra roupagem.
5 A TRANSFORMACAO
O papel de Seu Osvaldo está para além de mediar as opiniões; é de definir o que é a melhor opção para a empresa. Como diretor, direcionar as alternaticas acertivas dentro da empresa é a função que Seu Osvaldo deve desempenhar para que o fim proposto para que a estrategia aconteça a contento. Ele é o conhecedor de como fazer acontecer, e por isso, verifica qual alternativa é mais propria ao momento que a empresa vive.
6 CONCLUSÃO
Não há como definirmos um ponto comum entre as duas idéias dos filhos. Ambos apresentam pontos favoráveis ao crescimento. Mas apresentam seus pontos fracos que induzem ao fracasso de suas tentativas que podem deslocar a empresa do porto seguro para alto mar e assim naufragar.
REFERÊNCIAS
TEIXEIRA FILHO, Jayme. Conhecimento, tecnologia e organização: evolução,
conflitos e perspectivas. Disponível em:
<http://www.senac.br/informativo/BTS/242/boltec242b.htm>. Acesso em: 22 set 2009.
ROSSI JR. Luiz Rodovil. A gestão para resultados como ferramenta administrativa nas organizações do terceiro setor. IntegrAÇÃO, São Paulo, v. 4, n. 2, maio. 2001. Disponível em: <http://integracao.fgvsp.br/ano4/2/administrando.htm>. Acesso em: 25 set. 2009.
LIMA, Ana Maria. Estudo de caso: Fazenda São Pedro.. 2009 UNOPAR
Vistas as possibilidades e participações dos envolvidos no case e de acordo com a visão geral de empreendedorismo e gestão eficaz, chega-se ao remate de que a assertividade após um diagnóstico empresarial deve partir da análise inicial da situação para a tomada de decisão e estender-se até as atitudes para a execução das novas formatações que serão implantadas para a transformação da organização.
ResponderExcluirO diagnóstico empresarial mostra várias hipóteses de problemas, que uma vez analisadas com cautela, propõe a gestão organizacional maior segurança desde a tomada de decisão até as ações para as possíveis mudanças. Aplicando aos dados do caso estudado, conclui-se que a visão de ambos os envolvidos propicia riscos a empresa, obviamente não há expansão sem riscos, porém, atualmente com o mercado competitivo e a concorrência cada vez mais acirrada, a visão empreendedora é mais aceita para dominar as gestões empresariais, uma vez que empreender é sinônimo de maior proveito financeiro e maior possibilidade de sucesso profissional. Logo, toma-se para decisão assertiva, o pensamento estratégico do João, filho mais novo do Sr. Oswaldo, que apostando na expansão de todos os pontos da empresa, transforma automaticamente a mesma em um perfil de gestão profissional, que para os negócios é mais rentável e primordial a sobrevivência da organização no mercado.
é realmente dificil definirmos um ponto comun, mas há a necessidade de uma tomada de decisão.